IPq-Usp abre inscrições de curso de formação em mindfulness
Com quase 200 alunos formados, o Curso de Fundamentos em Mindfulness do Instituto de Psiquiatria (IPq) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) está com inscrições abertas para sua 10ª turma. A capacitação profissional qualifica e certifica instrutores de mindfulness, uma abordagem meditativa cujos benefícios para a saúde mental têm sido comprovados cientificamente de forma robusta nas últimas duas décadas.
Katya Stübing é a idealizadora do curso, que coordena ao lado do professor Dr. Francisco Lotufo Neto. “A prática da mindfulness estimula em nós a habilidade de estarmos mais presentes, de forma consciente, reduzindo julgamentos e cultivando mais empatia e gentileza. Quando é feita de forma frequente, seguindo um método, essa abordagem meditativa tem efeitos terapêuticos para doenças mentais como ansiedade e depressão”, explica Katya.
O método usado nas abordagens com mindfulness tem base nos ensinamentos milenares de Sidarta Gautama, o Buda, sobre como cultivar essa habilidade de prestar atenção com gentileza. Os aspectos religiosos foram excluídos e a ênfase é dada aos estágios da prática: começando pelo corpo, indo para as emoções, chegando à mente e então alcançando uma perspectiva maior de autoconhecimento.
“Ao longo das aulas, trabalhamos as bases teóricas e as pesquisas mais relevantes da área e mostramos como são alguns protocolos de mindfulness atualmente em vigor”, revela a coordenadora do curso. A capacitação se apoia nas Diretrizes Internacionais para Desenvolvimento de Instrutores em Mindfulness (MBI-TAC) e inclui a supervisão dos alunos individualmente para que possam usar mindfulness em seus contextos profissionais.
O curso do IPq tem duração de 12 meses e costuma reunir turmas de médicos, psicólogos, educadores, advogados, entre outros profissionais. “Para participar, basta ter um curso superior. A intenção é que o aluno aperfeiçoe sua prática pessoal de mindfulness e desenvolva seu próprio jeito de trabalhar com mindfulness”, observa a professora.
As aulas são semanais, sempre às terças-feiras das 8h às 10h30, e são realizadas online. Além de Katya e Lotufo, outros professores reconhecidos no mundo da mindfulness participam: Marcelo Demarzo (Unifesp), Paula Ricci Arantes (FMUSP) e Tamara A. Russell (University College London).
Posted on: 18/08/2023